Duração

Tamanho do Grupo

Foi a cidade do Porto que deu origem ao nome de Portugal, quando se designava de Portus Cale.

O Porto é conhecido mundialmente pelo Vinho do Porto.

O centro histórico é classificado como Património Mundial pela Unesco e possuí diversos monumentos, com destaque para a Catedral, Estação de S. Bento e Torre dos Clérigos.

A ribeira de Vila Nova de Gaia, durante muitos séculos, foi um porto fluvial, onde eram exportadas diversas mercadorias, com especial relevo para o Vinho do Porto, e onde se encontram localizadas as caves do Vinho do Porto.

A região duriense é Património Mundial da Humanidade, onde o rio Douro e seus afluentes, criaram uma paisagem de uma beleza agreste e misteriosa.

As encostas íngremes, aguardaram pela intervenção do homem, que introduziram a cultura da vinha em grandiosos socalcos para produzirem o famoso Vinho do Porto.

Esta é uma das mais antigas regiões vinícolas do mundo, possuidora de inúmeras quintas, onde se pode participar em vindimas e ainda provas de vinho.

Em Trás-os-Montes, no outono e no inverno, o território transfigura-se e assume as características que o identificam, onde as gentes fazem renascer as tradições nas aldeias.

Possui uma magnífica gastronomia, em que a carne de vitela e de caça, o fumeiro, as castanhas e os cogumelos são ingredientes na confeção de diversos pratos para serem deliciados no convívio da família e amigos com o conforto da lareira.

No inverno, os rios ganham uma nova vida, e neva nas zonas de maior altitude.